Saiba a importância da troca de fluidos de seu veículo

//Saiba a importância da troca de fluidos de seu veículo

A troca de fluidos do carro, isto é, água e óleo, é um procedimneto importante para o funcionamento perfeito do veículo. Os motoristas precisam ficar atentos para saber qual é a melhor hora para efetuar a troca. Caso contrário, o filtro de água pode ficar saturado e, consequentemente, os resíduos não poderão ser retidos, comprometendo seriamente o motor do carro.

Por isso, a importância de acompanhar sempre a quilometrâgem do automóvel. Cada modelo de carro possui um tempo exato para esse procedimento. Para esclarecer possíveis dúvidas, tenha sempre em mãos o manual do veículo.

Confira a seguir mais informações para entender a importância da troca dos fluidos de seu veículo.

Saiba a importância da troca de fluidos de seu veículo

Saiba a importância da troca de fluidos de seu veículo

Existem diversas formas diferentes de trocar o óleo. Na maioria dos postos de gasolina e oficinas mecânicas, um profissional é encarregado pela troca.

O óleo

O óleo do motor tem a função de lubrificar todas as peças presentes no motor, o que impede o motor de fundir, e para isso, o óleo precisa estar acima do nível mínimo de óleo. Se não estiver, pode causar sérios danos e, em último caso, fundir o motor.

A troca do óleo também pode variar com relação ao tipo de lubrificante utilizado, e o tipo de lubrificante vai variar de acordo com o carro e quantos km rodados possui o veículo.

Um lubrificantes de base mineral, por exemplo, deve ser trocado a cada 5 mil km. Já um lubrificante à base semissintética deverá ser trocado a cada 10 mil km. Um lubrificante de base sintética pode ser trocado a cada 20 mil km.

A água

A água no radiador tem como função resfriar todo o sistema de arrefecimento, ou seja, alivia o calor do motor. Porém, na verdade, essa água não é a água comum como a conhecemos.

Esta água é sempre com certos aditivos. Esses produtos fazem com que a “água” possua um ponto de ebulição superior a 100ºC. Isto é, ela pode trabalhar em sistemas que alcancem temperaturas elevadas sem evaporar.

O recomendado é que essa água seja trocada a cada 10mil km, ou seja, terá um certo tempo para que ela seja trocada. Então, se o nível dela estiver se alterando com muita frequência, é sinal que pode estar ocorrendo um vazamento e é necessário realizar um reparo.

Se a água estiver fervendo é necessário adicionar aditivo. Se a água estiver baixando, pode ser um problema de vazamentos e é preciso levar ao mecânico. Se a água estiver escura ou muito suja, é necessário fazer a troca.

Portanto, fique atento aos sinais!

By | 2018-12-14T09:27:34+00:00 |Blog de Baterias em Sorocaba|