Quando é a hora certa de trocar os pneus do carro?

//Quando é a hora certa de trocar os pneus do carro?

Um veículo precisa de cuidados, assim como qualquer bem que possuímos. O carro precisa de troca de óleo, água, revisão, entre muitas outras coisas, e não podemos esquecer dos pneus.

Pode parecer algo simples, mas a qualidade dos pneus do carro garante a segurança de quem está dirigindo, dos passageiros e dos pedestres e, portanto, não devem nunca rodar em mau estado.

Eles são uma peça fundamental para a segurança de qualquer veículo, garantindo aderência e estabilidade nas estradas ou nas ruas da cidade – desde que estejam em boas condições.

Confira a seguir por que é importante realizar a troca dos pneus de seu veículo e quando fazer isso.

Quando é a hora certa de trocar os pneus do carro?

Quando é a hora certa de trocar os pneus do carro?

Finalidade dos pneus

Os pneus são feitos para aumentar o controle do motorista sobre o próprio carro e, graças à presença de sulcos em sua estrutura, conseguem realizar essa tarefa até mesmo em pistas molhadas. O grande problema é que, quando os pneus estão carecas, isto é, sem a presença de sulcos, essa tarefa não é mais cumprida.

Os pneus não perdem a eficiência só ao perderem os sulcos. A presença de calombos, deformações ou furos faz com que a superfície do equipamento perca a sua uniformidade, o que pode acabar causando problemas como desalinhamento do veículo e, em casos mais graves, o estouro dos pneus, causando acidentes.

Consequências

Vale lembrar que a lei pune quem não está com os pneus em dia. Embora a legislação de trânsito não fale de forma específica sobre este tema, ela define no artigo 230 que, conduzir veículos “em mau estado de conservação” gera multa e penalidades.

Por isso, o pneu “careca” é enquadrado como ocorrência grave, com punição de R$127,68 e cinco pontos na carteira.

Quando trocar?

Em geral, o jogo de pneus tem validade de cinco anos. O fabricante também pode identificar qual a quilometragem máxima que um determinado pneu pode rodar sem perder o grau de segurança.

Porém, existe um teste muito simples para saber se está na hora de trocar os pneus. Tudo o que você precisa é de uma moeda de um real.

Existe uma regra de trânsito que define que pneus que possuam sulcos com menos de 1,6 mm de profundidade já podem ser considerados carecas.

A borda amarela da moeda de um real tem aproximadamente essa medida. Portanto, basta inserir a moeda nos sulcos e, se a borda continuar visível, é preciso trocar o pneu.

Faça o teste e leve seu carro ao mecânico o mais rápido possível!

By | 2019-01-03T08:51:35+00:00 |Blog de Baterias em Sorocaba|