O que é IPVA?

O IPVA é algo muito mencionado por pessoas que possuem seus próprios automóveis, porém muitas pessoas não sabem como ele funciona, e algumas nem sabem o que ele significa. O IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis dos motoristas, independente do tipo de veículo.

O IPVA é um imposto que somente os Estados e o Distrito Federal tem a autoridade de instituir, não podendo ser uma obrigação do Governo. A arrecadação é feita por cada estado, sendo que 50% do total arrecadado é destinado ao próprio estado, e a outra parte pertence ao local onde o veículo foi registrado.

Confira a seguir mais informações sobre o IPVA.

O que é IPVA?

O que é IPVA?

Para que serve o IPVA?

O único objetivo do IPVA é arrecadar dinheiro, e esse imposto é cobrado apenas de veículos que circulam em terra, isto é, não compreende nenhum outro tipo de veículo, tais como barcos, lanchas, entre outros. O IPVA é cobrado anualmente, e não tem nenhuma relação com a situação de estradas ou ruas, é a penas para o uso fiscal.

Como é a forma de pagamento do IPVA?

O IPVA pode ser pago à vista ou em até três parcelas, e um dos estados que possui a alíquota mais alta de IPVA é o estado de São Paulo.

Como pagar o IPVA?

Para pagar o IPVA, o proprietário recebe em sua casa um Aviso de Vencimento do imposto, com informações sobre o veículo, valores, datas, parcelas, formas de pagamento, etc. Com esse documento, é possível quitar o IPVA, junto com o Seguro Obrigatório e até mesmo fazer o Licenciamento Antecipado. O pagamento do IPVA implica em multa e impede a realização do licenciamento.

Para mais informações, ou tirar dúvidas, entre em contato conosco! Nós da Especialista Baterias estamos sempre à disposição!

By | 2019-02-26T12:52:35+00:00 |Blog de Baterias em Sorocaba|