Gasolina ou etanol: quando usar um dos dois?

//Gasolina ou etanol: quando usar um dos dois?

Graças à alta dos combustíveis, a principal vantagem das pessoas que possuem carros flex é justamente a flexibilidade dos carros em permitirem serem abastecidos com etanol. Optar pelo álcool ou pela gasolina é uma decisão do motorista quando o carro é flex, porém qual vale mais a pena?

De todas as despezas que um veículo provoca, é muito mais fácil economizar através do combustível, pois um veículo usado com frequência é abastecido mais vezes e esse é o maior custo causado pelo combustível.

Decidir entre o álcool e a gasolina é muito mais complexo do que comparar os preços de ambos nos postos, já que eles apresentam vantagens e desvantagens.

Confira a seguir quais as diferenças entre o álcool e a gasolina e quando usá-los.

Gasolina ou etanol: quando usar um dos dois?

Gasolina ou etanol: quando usar um dos dois?

Como o carro flex funciona?

A primeira coisa que devemos saber é o modo como o carro flex funciona. O motor é capaz de queimar tanto o etanol quanto a gasolina graças a uma peça chamada lambda, que realiza a análise dos gases do escapamento e é capaz de saber qual a proporção entre os combustíveis e, dessa forma, regular o motor para que ele funcione da maneira certa.

Qual dos dois é melhor?

O uso do etanol ou da gasolina traz vantagens e desvantagens. O etanol faz com que o motor tenha maior desempenho, porém o consumo é maior. Isto é, diminui a autonomia do motorista – quantos km o carro consegue andar com o combustível no tanque.

Uma outra vantagem do etanol é que a sua porcentagem de carbono é cerca de 1/3 menor que o da gasolina. Por isso, a combustão do etanol praticamente não deixa depósitos carboníferos no motor.

Para mais informações sobre o assunto, ou em caso de qualquer dúvida, entre em contato agora mesmo com nossa equipe da Especialista Baterias! Estamos sempre à disposição!

By | 2019-02-07T11:12:39+00:00 |Blog de Baterias em Sorocaba|