Garantia de peças automotivas: como funciona?

//Garantia de peças automotivas: como funciona?

Segundo Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, não importa o culpado, erro de fabricação ou aplicação, “a garantia de peça sempre irá recair primeiro sobre a oficina que tem o cliente esperando pelo serviço e quer que o carro fique pronto logo”.

Ele diz que “muitas vezes, a análise da peça por parte do fabricante é um procedimento demorado, e o dono do carro quer a solução mais rápida. Isso gera um impasse e desgaste com o cliente, que acha que a culpa é sempre da oficina”.

O Código de Defesa do Consumidor prevê a garantia de peças automotivas, assim como para quaisquer outros produtos e serviços.

Confira a seguir mais informações a respeito da garantia de peças automotivas.

Garantia de peças automotivas: como funciona?

Garantia de peças automotivas: como funciona?

Prazo mínimo

Por lei, todo produto ou serviço tem, obrigatoriamente, uma garantia de 90 dias. Quando são escolhidas as melhores peças de reposição para um veículo, é muito comum que esse prazo seja maior. Nesse caso, a garantia recebe o nome de contratual e não é obrigatória. Essas informações podem ser encontradas em um termo que vem acompanhado do manual.

Quais defeitos uma peça automotiva pode apresentar?

A garantia das peças é válida quando o produto apresenta problemas de fabricação, mau funcionamento ou erro de projeto. Um componente pode apresentar diversos defeitos e as empresas têm um prazo de até 30 dias para identificar e resolver a situação.

Os mais comuns, são:

  • Fabricante: escopo do projeto, fabricação, material;
  • Mecânico: erro de instalação;
  • Usuário do veículo: falta de manutenção preventiva, utilização (maneira de dirigir, sobre carga). Vale deixar claro que, se o problema for causado pelo profissional que fez o serviço de manutenção do veículo, ele será o responsável pela garantia.

Se você possui algum tipo de dúvida sobre o assunto, ou está procurando por outro tipo de serviço, não perca mais tempo e contate-nos agora mesmo!

By | 2019-03-12T12:01:02+00:00 |Blog de Baterias em Sorocaba|